Page:Festival Romanistica.pdf/18

From Wikisource
Jump to navigation Jump to search
This page has been proofread.

Prefácio

Várias circunstâncias felizes contribuíram para a publicação desta recolha de artigos. A Escola Nacional de Pesquisa em Línguas Românicas (FoRom) formou até à presente data 27 doutores em Espanhol, Francês, Italiano e Português nas universidades de Estocolmo, Växjö e Mälardalen. No ano de 2010, a linguística românica foi declarada área de investigação científica de excelência pela Universidade de Estocolmo e no ano seguinte foi criada a rede científica RomLing, reunindo todos os pesquisadores e doutorandos da linguística das línguas românicas ativos na Universidade de Estocolmo.

Neste contexto foi celebrado em maio de 2012 o Festival de Linguística Românica na Universidade de Estocolmo com a participação de doutores da Escola Nacional de Investigação em Línguas Românicas e os seus respectivos orientadores de tese. Também participaram cinco prestigiados romanistas provenientes de cinco universidades europeias, convidados para o evento para dar conferências plenárias.

O presente volume abrange 19 contribuições apresentadas no Festival, incluindo as dos cinco conferencistas plenários. Entre eles, Patrick Charaudeau, Université Paris XIII (França), apresenta uma visão panorâmica da teoria da linguística do discurso. Os artigos de Anna Giacalone Ramat, Università di Pavia (Itália), e de María Antonia Martín Zorraquino, Universidad de Zaragoza (Espanha), têm ambos por objetivo descrever a evolução e uso de marcadores discursivos – em italiano e em espanhol respetivamente – levando em conta aspectos sintáticos, semânticos, discursivos e ainda diacrónicos. A contribuição de Augusto Soares da Silva, Universidade Católica Portuguesa – Braga (Portugal) assim como a de Dominique Willems, Universiteit Gent (Bélgica) tratam de questões relativas à interface entre sintaxe e semântica, em português e francês, respetivamente.

As contribuições para este volume que se baseiam nas conferências plenárias refletem e complementam o espetro das áreas de pesquisa representadas hoje na Universidade de Estocolmo: a semântica, a